sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Sobre Culturas

 as  com 1 comentário 
Em  

O que é ser culto ?

Ser culto não é ser erudito. É importante diferenciar tais conceitos; ter cultura é ser culto e ser culto não tem relação com qual espécie de cultura você possui.

No século XIX os estudiosos fizeram a divisão entre as categorias de culturas existentes. Muitas populações defendiam que a sua cultura erudita era única. Isso é um equivoco, já que a cultura popular não pode existir sem a erudita assim como a erudita não pode ser compreendida sem um conhecimento prévio na cultura popular.

A cultura popular era tomada como uma vertente defeituosa vinda da cultura erudita, mas essa visão não faz mais parte dos conceitos de cultura popular. Hoje sabemos que realmente a cultura popular e erudita estão presentes em todos os grupos sociais e não podem mais ser divididas como superior e inferior.



Você não é melhor que um funkeiro por ouvir musica clássica, mas claro, os atos devem ser levados em conta. Em grupos funkeiros atos inadequados para o convívio na comunidade são altamente presentes enquanto os que são considerados eruditos cometem menos atos que transgridem o convívio social.

Deixe sua opinião sobre esse assunto nos comentários! Existe superioridade entre as culturas? O que determina essa superioridade?
Share:

Um comentário:

  1. Descordo em alguns pontos em se tratando de cultura. Sou da opinião que, nesse quesito, existem SIM pessoas que são melhores do que outras. É importante ter humildade, não ser soberbo, prepotente, mas tudo guardada as devidas proporções. Por exemplo, nós cometemos nossos erros, temos nossos defeitos, mas temos inteligência emocional o bastante para ao menos tentar buscar um caminho melhor pra nós, tentarmos evoluir como seres humanos. Não creio que um funkeiro que ouve coisas do tipo "meu pau te ama" ou outras dessas músicas com letras idiotas, tenha algum tipo de inteligência ou vontade de crescer na vida. Posso estar sendo radical, mas é no que creio.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelos comentários.